Tratam-se de práticas multiprofissionais , as quais visam a qualidade de vida e envelhecimento saudável trocas sociais, investindo na ampliação do horizonte da vida ativa dos usuários do Hospital Eduardo Rabello.Bem como otimizar as relações sociais e a comunicação entre os indivíduos no meio em que vivem. Seu caráter terapêutico busca a superação de questões sociais, através da participação em diversas oficinas.
domingo, 30 de dezembro de 2012
domingo, 23 de dezembro de 2012
FELIZ NATAL!!!
"Sempre é tempo de recomeçar. Em qualquer situação podemos abrir novas portas, conhecer novos lugares, novas pessoas, ter outros sonhos. Renovar o nosso compromisso com a vida e assim, renascer para a vida e alcançar a felicidade. Não importa quem te feriu, o importante é que você ficou. Não interessa o que te faltou, tudo pode ser conquistado. Não se ligue em quem te traiu, você foi fiel. Não se lamente por quem se foi, cada um tem seu tempo. Não reclame da dor, ela é a conselheira que nos chama de volta ao caminho. Não se espante com as pessoas, cada um carrega dentro de si, dores e marcas que alteram o seu comportamento, ora estamos felizes e transbordamos de alegria e paz, ora estamos melancólicos e só queremos ficar sozinhos... O mundo está cheio de novas oportunidades, basta olhar para a terra depois da chuva. Veja quantas plantinhas estão surgindo, como o verde se espalha mais bonito e forte depois da tempestade. As portas se abrem para os que não tem medo de enfrentar as adversidades da vida, para os que caíram, mas se levantam com o brilho de vitória nos olhos. Todo o caminho tem duas mãos, uma que seguimos ainda com passos inseguros, com medo, porque não sabemos ainda o que vamos encontrar lá na frente, na volta, mesmo derrotados, já sabemos o que tem no caminho, e quando um dia, resolvemos enfrentar os nossos medos e fazer essa viagem novamente, somos mais fortes, nossos passos são mais firmes, já sabemos onde e como chegar ao destino, o destino é a vitória, o seu destino é ser feliz, eu creio nisso, e você? Você está pronto para recomeçar? O caminho está a tua espera, pé na estrada, coloque um sonho na alma, fé no coração e esperança na mochila, a vida se enche de novidades para os que se aventuram na viagem que conduz a verdadeira liberdade".
Por tudo isso, estamos aguardando com grande expectativa de que em 2013 possamos retomar com sucesso nossas atividades profissionais junto co Centro de Convivência/ Centro Dia do Hospital Eduardo Rabello, visto que a previsão é de que volte a funcionar a partir de 21/01/2013. FELIZ NATAL E ANO NOVO DE ESPERANÇAS ENOVADAS!!
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
terça-feira, 12 de junho de 2012
RELAÇÃO DE POSTOS DE VACINAÇÃO NA CAP 5.2

quarta-feira, 6 de junho de 2012
Caiu auxílio transporte para gestante!!
Caducou a MP 557: vitória das mulheres brasileiras
junho 2, 2012 por Equipe do Blog Saúde Brasil
No mês de combate à mortalidade materna, comemorado em 28 de maio, nós, mulheres brasileiras, devemos celebrar uma importante conquista dos movimentos feministas: a equivocada Medida Provisória nº 557/2011 perde hoje, dia 31 de maio, a sua validade.
A MP, editada pelo Governo Dilma em 26 de dezembro de 2011, visava instituir o cadastro compulsório das gestantes para supostamente garantir a saúde da mulher e do nascituro. Além disso, ela previa o pagamento de um auxílio-transporte ao pré-natal, no valor de R$ 50.
A justificativa era reduzir a mortalidade materna, que possui taxas elevadíssimas no Brasil. Em 2010, foram registradas 68 mortes maternas para cada 100 mil nascidos vivos. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) o máximo deveria ser de 20 casos de morte materna a cada 100 mil nascimentos. Reduzir a mortalidade materna é uma das metas do milênio, que dificilmente será cumprida pelo nosso país até 2015, já que a queda tem sido lenta nos últimos anos.
Desde que a Medida foi editada, sem nenhum diálogo com a sociedade civil comprometida com o tema, os movimentos feministas e de mulheres, assim como setores da saúde coletiva e de direitos humanos, têm se mobilizado e feito duras críticas para impedir sua aprovação. Isso porque, ao contrário do que se propõe, a MP não é capaz de combater a mortalidade materna.
O texto enviado ao Congresso Nacional não dialoga com agenda dos direitos sexuais e direitos reprodutivos, tampouco com as estratégias já construídas coletivamente, como o Plano Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), de 2004.
Ademais, entendemos que a vigilância epidemiológica é pertinente e relevante, mas deve se voltar aos serviços de saúde e não às mulheres, o que viola o direito à privacidade e ao sigilo. É importante ressaltar que o problema da mortalidade materna no país está principalmente na falta de qualidade dos serviços e do atendimento prestado às mulheres gestantes e não no acesso ao pré-natal, que tem aumentado significativamente no país. As mulheres estão morrendo dentro dos hospitais e das maternidades!
Entre o conjunto de erros trazidos no bojo da Medida está também o financiamento da bolsa a partir da aplicação de recursos da saúde para uma ação típica de assistência social.
Outro ponto problemático era a figura do nascituro no texto original da legislação, que representava um grave retrocesso aos direitos já conquistados pelas mulheres, ao inviabiliza o atendimento daquelas que tivessem decidido voluntariamente interromper a gravidez, inclusive nos casos permitidos por lei. Em janeiro de 2012, a presidenta Dilma Rousseff reconheceu o erro e reeditou a MP, retirando o artigo do nascituro, após muita pressão. Apesar de a mudança representar uma primeira vitória dos movimentos feministas, ela ainda era insuficiente.
Ao chegar ao Congresso Nacional, conforme havíamos alertado, a Medida recebeu 114 emendas ao seu texto, algumas positivas e outras ainda piores, que traziam inclusive a figura do nascituro novamente. Assim, todas as demais falhas apontadas na Medida se mantiveram presentes, com o risco de serem votadas e tornadas lei por bancadas comprometidas com o conservadorismo religioso e moral, sedentas por cargos no governo federal e sem nenhuma preocupação com a vida e a saúde das mulheres.
Diante disso, os movimentos feministas intensificaram uma verdadeira jornada contra a MP 557, por meio de inúmeras manifestações públicas, notas de repúdio, mobilizações nas redes sociais, reuniões com membros do governo federal e parlamentares, com o Conselho Nacional de Saúde e em especial com a Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher.
Por isso, hoje, sem a votação da Medida Provisória 557/2011 e com a consequente perda de sua eficácia, parabenizamos todas e todos que lutaram para esse resultado, e aproveitamos para celebrar a força dos movimentos feministas lembrando que não aceitamos quaisquer medidas que ameacem e retrocedam nossos direitos reprodutivos. Lutamos por políticas públicas de saúde que respeitem nossa autonomia, com ênfase na saúde integral das mulheres!
CLIQUE AQUI e veja matéria de Conceição Lemes, no Viomundo, sobre a repercussão da queda da MP 557.
http://www.viomundo.com.br/politica/caducou-a-mp-557-vitoria-dos-movimentos-sociais.html
terça-feira, 29 de maio de 2012
ACESSO LIVRE A DADOS AMBIENTAIS
ACESSO LIVRE A DADOS AMBIENTAIS
O cidadão sabe o que são dados ambientais? Os dados ambientais estão disponíveis para a população? Que uso se pode fazer deles? Qual o impacto do acesso aos dados ambientais nas políticas públicas e no dia a dia do cidadão? Este acesso fortalece a democracia e a governabilidade ambiental? Para debater essas e outras questões, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) promove o seminário Icict na Rio +20: Acesso livre aos dados ambientais, dia 31 de maio, quinta-feira, de 10h às 13h. O evento acontece no Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi da Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fiocruz.
OPERAÇÃO SORRISO
OPERAÇÃO SORRISO
A ONG Operação Sorriso seleciona pacientes para cirurgia gratuita em portadores de fissuras labiopalatinas (conhecidas também como lábio lascado, lábio leporino, fenda palatina ou goela de lobo). A seleção será realizada nos dias 31 de maio e 1o de junho, a partir das 8h, no Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais (Avenida Marechal Rondon, 381, Tijuca). As cirurgias serão agendas entre 4 e 8 de junho, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel. Conheça a experiência de Victoria Mey, estudante de Medicina e voluntária da ONG Operação Sorriso.
RIO SEM RAIVA
RIO SEM RAIVA 2012
Começa neste sábado, 26 de maio, a campanha Rio Sem Raiva 2012, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) para imunização de cães e gatos. A primeira etapa contempla os bairros de Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Manguariba, Palmares, Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba, com a meta de vacinar 80 mil animais. As próximas serão realizadas nos dias 30 de junho, 21 de julho, 25 de agosto e 22 de setembro. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado. Ao levar o animal de estimação para vacinar, é preciso tomar algumas precauções. Os cães devem estar com coleira e guia e os gatos devem ser levados em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais que têm temperamento agressivo devem estar com focinheira. Mais informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento da Prefeitura, pelo telefone 1746.
terça-feira, 22 de maio de 2012
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) lançou no mês de maio o Site ‘Rio com Saúde’ (www.riocomsaude.rj.gov.br), um portal para tirar dúvidas e informar.
O projeto é um meio de ficar mais próximo da população em geral e também de técnicos e profissionais de saúde, já que o portal reúne notícias, informações técnicas sobre doenças, prevenção, vacinação, agendas com os principais eventos realizados pela Secretaria, além de vídeos informativos e de campanhas. O Rio Com Saúde é mais uma ferramenta desenvolvida pela SES para difundir informações importantes entre os internautas.
O novo portal é de fácil navegação e tem sessões bem definidas de interesse da população e de técnicos e profissionais de saúde. Ele foi desenvolvido com facilidades de acesso para deficientes visuais, com opção de aumentar e diminuir a fonte de leitura o novo site foi desenvolvido para melhor leitura por browsers específicos para deficientes visuais.
No menu Informações Técnicas, voltado para profissionais da área, o usuário navega entre esclarecimentos sobre as atribuições da Superintendência Vigilância em Saúde, dados epidemiológicos, publicações, além de documentos manuais de procedimentos de vacinação e de conservação de imunobiológicos e notas técnicas.
Vacinação – Aqui, os usuários poderão consultar o calendário de vacinação por faixa etária. Além disso, a comunidade técnica e de profissionais da área poderão acessar informações do Centro de Referência Imunobiológicos Especiais.
Saúde do viajante – Numa iniciativa para auxiliar aqueles que gostam de viajar e que ainda encontram pouca informação na Internet, o portal oferece a seção "Saúde do Viajante", que oferece dicas gerais para quem ainda está na fase de planejamento e cuidados para se ter durante a viagem. Você sabia que o alguns países mantêm com o Brasil acordos internacionais recíprocos, que permitem o atendimento de cidadãos brasileiros pelas redes públicas de saúde? Nesta sessão é possível acessar o Certificado de Direito à Assistência Médica.
Outra informação bastante útil aos viajantes que estará disponível no portal é a lista de países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia para o ingresso em seus territórios.
Outros canais – Além do Rio Com Saúde, a SES possui outros portais informativos para manter um canal direto e interativo com a população. São eles: www.riocontradengue.rj.gov.br (Rio Contra Dengue); www.riosemfumo.rj.gov.br (Campanha Rio Sem Fumo) e www.transplante.rj.gov.br (Programa Estadual de Transplantes).
Marcadores:Lançamento,Secretaria Estadual de Saúde,SES,Sites
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Investir em educação e saúde de crianças é atacar desigualdade “na raiz”, destaca Dilma
Agência Brasil
A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (14/5) que o Programa Brasil Carinhoso é uma das mais importantes ações de combate à miséria na primeira infância já lançadas no país. Segundo ela, investir em cuidados com a educação e a saúde de crianças “ataca a desigualdade na raiz do problema” e permite oportunidades iguais de crescimento.
O anúncio do programa foi feito por Dilma na noite de ontem (13/5), em pronunciamento do Dia das Mães em cadeia nacional de TV e rádio. O objetivo do governo federal é que o Brasil Carinhoso tire da miséria absoluta todas as famílias brasileiras que tenham crianças com até 6 anos de idade.
No programa semanal Café com a Presidenta, ela explicou a ação vai garantir uma renda mínima mensal de R$ 70 para cada membro de famílias extremamente pobres que tenham pelo menos uma criança nessa faixa etária. Ao todo, 2 milhões de famílias devem ser beneficiadas. O dinheiro será pago por meio do cartão do Bolsa Família no mesmo dia em que os demais benefícios são disponibilizados.
Outro eixo do Brasil Carinhoso trata do aumento do acesso de crianças à creche, incluindo investimentos para ampliar o número de vagas e melhorar a qualidade do atendimento nesse tipo de instituição. Ainda hoje, segundo Dilma, será assinado um acordo com prefeituras em todo o país para a construção de 1,5 mil creches. Até o final de 2014, a expectativa é que 6 mil novas unidades sejam entregues.
“Temos ainda duas outras novidades: a primeira é que vamos repassar para as prefeituras, de forma imediata, os recursos do governo federal para custear cada nova vaga aberta nas creches públicas ou conveniadas. E a segunda novidade é que vamos estimular a matrícula de crianças do Bolsa Família nas creches de todo do país. Para cada criança do Bolsa Família matriculada, o município vai receber 50% a mais do valor que já é repassado pelo governo federal”, destacou.
sexta-feira, 27 de abril de 2012
SERVIÇOS GRATUITOS OFERECIDOS PELAS UNIVERSIDADES!!
A seguir, lista dos serviços:
ODONTOLÓGICO
Clínica de Odontologia Gama Filho
As inscrições para atendimento são feitas no início de cada período. O espaço funciona no Campus Piedade (Rua Martins Costa 68 - Prédio de Odontologia (OD) Térreo), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações: 2599-7157
Clínica de Odontologia da Unigranrio
Num espaço especial, uma equipe multidisciplinar presta atendimento odontológico a gestantes, crianças e adultos com síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral, Aids, câncer, esquizofrenia e outras enfermidades. O atendimento é realizado todas as quintas-feiras, das 9 às 17h, no campus da Rua Prof. José de Souza Herdy 1.160, bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias. Na Clínica de Bebês, alunos e professores desenvolvem um trabalho específico com crianças de zero a dois anos e meio, cuja proposta é prevenir a cárie e outras doenças da boca. O atendimento é realizado todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 17h. Na clínica de Estomatologia, casos de lesões bucal podem ser identificados. Na maioria das vezes, os problemas são diagnosticados e tratados na própria clínica da universidade, mas se a doença for câncer, o paciente é imediatamente encaminhado para o Instituto Nacional do Câncer. O atendimento é realizado toda quarta-feira, das 7h30 às 17h. Informações: 2672-7777.
MÉDICO
Centro Integrado de Ensino em Saúde da Unigranrio
São ferecidos consultas gratuitas nas seguintes especialidades: Clínica Médica, Neurologia, Gastroenterologia, Alergologia, Endocrinologia e Pediatria. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Campus Barra da Tijuca, Avenida Ayrton Senna 3383. Agendamento pelo telefone 2431-1474 ou 2421-1770. A unidade disponibiliza 268 atendimentos por mês, e o tempo médio atual de espera para a consulta é de uma semana.
Já na Policlínica de Saúde da Unigranrio, em Duque de Caxias, os pacientes devem ser encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Há atendimento para Clínica Médica, Pediatria, Dermatologia (adultos e crianças), Genética (adultos e crianças), Geriatria, ginecologia (adultos e crianças), Nefrologia pediátrica, Oftalmologia (adultos e crianças), Otorrinolaringologia (adultos e crianças), Urologia (crianças apartir de 12 anos) e reumatologia (crianças). Para marcar a primeira consulta, o atendimento é feito pessoalmente na Rua Marechal Floriano 918, bairro 25 de Agosto, às 7h, sempre nos dias 30 e 31 de cada mês. Informações: 2673-6654.
ENFERMAGEM
Unisuam
Consultas na Avenida Paris 72, Bonsucesso, às quartas-feira, das 8h30m às 12h; às quintas, das 8h30m às 12h e 13h30m às 16h30m; e às sextas, das 8h30m às 12h e 13h30m às 16h30m. Informações: 3882-9720.
Unigranrio
O projeto Lapa Saúdável é desenvolvido pelo curso de Enfermagem da Unigranrio, onde a comunidade da Lapa e de seu entorno recebe atendimento, tanto domiciliar como na sede da Unigranrio na Rua da Lapa 89. Os acadêmicos e professores desenvolvem serviços como consultas, verificação de pressão arterial e glicemia capilar para diabéticos, orientação sobre DSTs, doenças transmissíveis como tuberculose, hanseníase; além de não-transmissíveis como hipertensão arterial, diabetes, entre outras. O serviço é oferecido às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 12h. Informações: (21) 2531.8297 ou 2531.7764 (secretaria).
FISIOTERAPIA
Universidade Estácio de Sá
Dez campus da universidade oferecem atendimento gratuito de estimulação psicomotora para crianças de 0 a 5 anos, que tenham problemas no desenvolvimento neuropsicomotor. Para conserguir o tratamento, basta se inscrever em um dos campus: R9 (Rua André Rocha 838, Taquara, tel. (21) 3312-6100); Rebouças (Rua do Bispo 83, Rio Comprido, (21) 2503-7000); Campos de Goytacazes (Avenida 28 de Março 423, Centro, tel. (22) 2737-7000); Niterói (Rua Eduardo Luiz Gomes 134, tel. (21) 2729-8200); Nova Iguaçu (Rua Oscar Soares 1.466, Califórnia, tel: (21) 2882-3400); Cabo Frio (Rodovia General Alfredo Bruno Gomes Martins s/nº, lote 19, Bairro Braga, tel.(22) 2646-2100); Macaé (Rua Luis Carlos de Almeida 113, Granja Cavaleiros, tel.(22) 2757-7750); Nova Friburgo (Jardim Sans Souci s/nº, Braunes, tel. (22) 2525-1500, e Petrópolis (Petrópolis I - Rua Bingen 50, tel. (24) 2233-5500 e Petrópolis II - Avenida Barão do Rio Branco 2.894, tel. (24) 2292-9850).
Já para a 3ª Idade, o Projeto Idosos realiza atendimentos através de aulas de hidroginástica terapêutica, grupos de caminhada, grupos de controle do equilíbrio, atendimentos individuais para portadores de necessidades especiais, atendimento de portadores de patologias ortopédicas e neurológicas. O serviço está disponível no campus Nova Iguaçu e no PSF-Lapa.
Unisuam
Fisioterapia Oncológica ( para mulheres mastectomizadas): às segundas e quintas-feiras, das 13h30 às 17h (atendimento individual) e quarta-feira, das 8h30 às 11h30 (atendimento coletivo); Fisioterapia Neuro infantil e adulto e Respiratória infantil e adulto, às terças e quintas, das 8h às 12h, das 13h30m às 17h40m e das 18h às 21h. A clínica fica na Avenida Paris 72, Bonsucesso. Informações e agendamento 3882-9720.
NUTRIÇÃO
Unisuam
Consultas podem ser marcadas às terças-feiras, das 8h às 11h10m, das 13h30m às 16h50m e das 18h30m às 19h30m. Às quartas-feiras, das 18h30m às 19h30m. E às sextas-feiras, da8h às 11h10m e das 13h30m às 16h50m. Informações e agendamento: 3882-9720.
PSICOLÓGICO
Núcleo de Psicologia Aplicada da Universo
Interessados em tratamento gratuito para dificuldade de aprendizagem, problemas emocionais, pânico, fobia, depressão, entre outros podem fazer inscrição no setor de Psicologia no campus de Niterói, localizado na Rua Marechal Deodoro 217, 7º andar, Centro. O NPA de segunda a sexta feira, das 13h às 17h, e sábado das 8h às 17h. Informações: 2138-4931.
Serviço de Psicologia Aplicada da Estácio de Sá
Voltado para crianças, adolescentes e adultos, o atendimento é gratuito para casos encaminhados por órgãos conveniados e conselhos municipais, ou com a cobrança de uma taxa simbólica. Possui dez pontos de atendimento ao público no Rio de Janeiro, feito por alunos de Estácio com supervisão de profissionais especializados. Os atendimentos são feitos após agendamento. Inicialmente, é feita uma avaliação prévia de cada caso. Alguns trabalhos são feitos em grupo, mas a maioria é de consultas individuais.
Unidades Estácio que oferecem o serviço: Akxe (Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso 2.900, Barra da Tijuca, tel. 2432-3800), R9 (Rua André Rocha 838, Taquara, tel. 3312-6100), Rebouças (Rua do Bispo 83, Rio Comprido, tel. 2503-7000), Niterói (Rua Eduardo Luiz Gomes 134, tel. 2729-8200), Norte Shopping (Avenida Dom Hélder Câmara 5.080, Pilares, tel. 2583-7100), Campos de Goytacazes (Avenida 28 de Março 423, Centro, tel. (22) 2737-7000), Ilha do Governador (Estrada do Galeão 1.900, tel: 2468-1550), Santa Cruz (Rua Felipe Cardoso 1.660, Centro, tel: 2418-2587), Resende (Rua Zenaide Vilela s/nº, Jardim Brasília, tel: (24) 3383-4600) e Nova Friburgo (Jardim Sans Souci s/nº, Braunes, tel. (22) 2525-1500.
Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Gama Filho
Atendimento gratuito para pessoas de baixa renda. Atendimento no Campus Piedade (Rua Martins Costa 68 - Prédio do Centro de Pesquisa (CP), 2º andar) de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, e aos sábados, das 7h30 às 15h. Telefone: 2599-7152.
3ª IDADE
Universidade Aberta a Terceira Idade (Unati) da Unisuam
Fisioterapia, às terças e quintas-feiras, das 8h30m às 9h30m e às quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h.
Dança Sênior, às terças-feiras, das 7h30 às 8h30 e às quintas, das 7h30m às 8h30m.
Dança de Salão, às segundas, das 9h às 10h e das 15h às 16h, e sextas, das 15h às 16h e das 16h às 17h.
Academia, de segunda a quinta-feira, das 8h às 9h e das 9h às 10h.
Informática, às quartas e sextas-feiras, das 15h às 17h.
Alfabetização, às quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h.
Telefone de atendimento secretaria Unati: 3882-9923.
Unati da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj)
Tem ambulatório com equipe de geriatras, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e fonoaudiólogos. A triagem para atendimento ocorre na última segunda-feira de cada mês, mas antes é preciso entrar em contato (2334-0053 / 2334-0131 / 2334-0168 / 2334-0604) para confirmar se haverá acolhimento.
JURÍDICO
Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Estácio de Sá
Advogados e alunos do 5º ao 8º período oferecem orientação gratuita em casos das áreas Família, Trabalhistas e Cíveis, Responsabilidade Civil e Defesa do Consumidor a pessoas que recebam até cinco salários mínimos (R$ 2.550). O atendimento é feito em horário comercial, mas pode haver diferenciações de acordo com a localidade. O interessado deve procurar a unidade mais próxima ou fazer o agendamento por telefone.
Capital
Campus Rebouças (Rua do Bispo 83, Rio Comprido, tel. 2503-7000); Campus Tom Jobim (Centro Empresarial Barra Shopping, Avenida das Américas 4.200 - Bloco 11. tel. 2432-2500); Campus Menezes Côrtes (Rua São José 35, 15º andar, Centro, tel. 3231-2000); Campus Millor Fernandes (Rua Dias da Cruz 255, Shopping Méier, tel. 3296-3700); Campus Ilha do Governador (Estrada do Galeão 1.900, Jardim Carioca, tel. 2468-1550); Campus Copacabana (Rua Raul Pompéia 231, Posto 6, tel. 3202-9400); Campus Madureira (Estrada do Portela 222, Madureira Shopping, tel. 2488-9000); Campus Campo Grande (Estrada do Mendanha 555, West Shopping, tel. 3198-8400); Campus Vila Valqueire (Est. Intendente Magalhães 635, tel. 3369-3400); Campus Guadalupe (Estrada do Camboatá 2.300, Shopping Guadalupe, tel. 2406-9500); Campus Nova América (Av. Pastor Martin Luther King Jr.126, Del Castilho, tel. 3296-6700), e Campus Bangu (Rua Rio da Prata 391, tel. 3463-9800).
Outras cidades
Campus Niterói (Rua Eduardo Luiz Gomes 134, Centro, tel. 2729-8200); Campus Nova Friburgo (Jardim Sans Souci s/nº, Braunes, tel. (22) 2525-1500); Campus Campos dos Goytacazes (Avenida 28 de Março 423, Centro, tel. (22) 2737-7000); Campus Resende (Rua Zenaide Vilela s/nº, Jardim Brasília, tel. (24) 3383-4600); Campus Petrópolis (Petrópolis I - Rua Bingen 50, tel. (24) 2233-5500; Petrópolis II - Avenida Barão do Rio Branco 2.894, tel. (24) 2292-9850); Campus Cabo Frio (Rodovia General Alfredo Bruno Gomes Martins s/nº, lote 19, tel. (22) 2646-2100); Campus Macaé (Rua Luis Carlos de Almeida 113, tel. (22) 2757-7750); Campus São João de Meriti (Avenida Automóvel Clube 2.384, tel. (21) 2752-4700); Campus Queimados (Rua Professor Sampaio 19, tel. (21) 2663-4800); Campus Nova Iguaçu (Rua Oscar Soares 1.466, tel. (21) 2882-3400); Campus Duque de Caxias (Rua Major Correia de Melo 86, tel. (21) 2675-6400); Campus São Gonçalo (Avenida São Gonçalo 100, São Gonçalo Shopping, tel. (21) 2713-1300).
Escritório Modelo de Advocacia (EMA) da PUC-Rio
Atendimento nas áreas de Direito Civil, de Família, das Sucessões, do Direito do Consumidor, Penal e do Trabalho, bem como as respectivas esferas processuais. O serviço gratuito é oferecido para pessoas com renda de até quatro salários mínimos (R$ 2.040), de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.
O Núcleo de Prática Jurídica fica no Campus Gávea da PUC, na Rua Marquês de São Vicente 225, na sobreloja do Edifício Cardeal Leme. Informações pelos telefones: 3527-1398, 3527-1399.
Posto Avançado do Procon na PUC - Programa de Defesa do Consumidor
Funciona dentro do Escritório Modelo de Advocacia da PUC-Rio, onde qualquer cidadão pode registrar queixas e reclamações contra fornecedores de produtos e serviços. Após o registro da reclamação, é marcada uma audiência de conciliação entre o consumidor e o fornecedor, para resolver o problema. O funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Em período de férias escolares, o funcionamento é das 8h às 12h.
Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universo
Sem limite de renda, o serviço gratuito é oferecido para casos nas áreas de família, cível e trabalhista. No campus Niterói (Rua Marechal Deodoro, bloco anexo A, térreo, no Centro) o atendimento é realizado de segunda a sexta das 8h às 18h. No de São Gonçalo (Rua Lambari 10, Trindade) de segunda a sexta-feira, das 8h20 às 13h e das 14h às 18h. E no de Campus Campos dos Goytacazes (Rua Baltazar Carneiro 210 - Centro), de 2ª a 6ª feira, das 8h às 19h.
O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Gama Filho
O NPJ da Gama Filho presta assistência gratuita à comunidade carente que mora nas proximidades das unidades da faculdade. Informações pelo telefone 2518-2028.
No Campus Piedade, o serviço é prestado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Podem ser atendidos os moradores da Piedade e bairros adjacentes (Madureira, Cascadura, Engenho de Dentro, Água Santa, etc.) com questões nas áreas de Família, Cível, Trabalhista e Penal. Informações pelo telefone 2599-7168. Também vinculado ao NPJ da Piedade, há o XII Juizado Especial Cível que atende às demandas Cíveis e de Defesa do Consumidor (em valor igual ou inferior a 20 salários mínimos, sem a necessidade de advogado e acima desse valor, até 40 salários mínimos, com a assistência de advogado). O atendimento no JEC é feito diariamente, das 10h às 18h.
Na Unidade Downtonwn, na Barra, moradores da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepguá podem obter acompanhamento nas áreas de Família e Juizados Especiais. O posto funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 12h, e das 13h às 16h. Informações pelo telefone 2495-4043, ramal 157.
No campus do Centro, na Candelária, o núcleo está aberto de segunda a sexta, das 13h às 17h. O atendimento nas áreas Previdenciária e de Juizados Especiais Cíveis Federais é feito para moradores de qualquer localidade. Informações pelo telefone 2510-8587.
Núcleo de Pratica Jurídica (NPJ) Unisuam
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Agendamento pessoalmente na Avenida Paris 72, Bonsucesso. Telefones para informações NPJ: 2290-3937 ou 2290-3883.
CONTÁBIL
Imposto de Renda - Núcleo de Orientação Tributária da Estácio
Durante dois sábados de abril, dias 17 e 24, alunos e professores dos cursos de Ciências Contábeis atenderão gratuitamente à comunidade nas unidades de Nova América, Nova Iguaçu, Presidente Vargas, Vila Valqueire e West Shopping com o intuito de auxiliar na elaboração e envio para Receita Federal das declarações do Imposto de Renda (IR). O atendimento, das 9h às 19h, será voltado para Pessoa Física com rendimento anual de até R$ 120 mil e que não seja sócia de empresa. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (21) 3231-0000 até 23/04.
Os endereços são: campus Presidente Vargas (Avenida Avenida Presidente Vargas, 642, Centro), campus Nova América (Avenida Pastor Martin Luther King Jr, 126, Del Castilho), campus Nova Iguaçu (Rua Oscar Soares, 1.466), campus West Shopping (Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande), campus Vila Valqueire (Estrada Intendente Magalhães, 635).
Imposto de Renda - Unigranrio
Nos sábados até o dia 24 de abril, alunos do curso de Ciências Contábeis da Unigranrio vão ajudar os contribuintes a preencher a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2010 (ano-base 2009). O atendimento será das 9h às 16h. Não é preciso agendamento. Basta levar a declaração de IRPF do ano anterior, informe de rendimento da fonte pagadora, título de eleitor e CPF.
As declarações poderão ser feitas em cinco campus: na unidade de Duque de Caxias, na Rua José de Souza Herdy 1.160, bloco A, 3° andar, no bairro 25 de Agosto, informações pelo telefone 2672-7758; na unidade Carioca Shopping, na Avenida Vicente de Carvalho 909, 2º piso, na Vila da Penha, telefone 3688-2414; no Campus II/Lapa, na Rua da Lapa 86, no Centro, telefone 2531-8688; na unidade São João de Meriti, na Rua da Matriz 204, no Centro, telefone 2656-9653; e no campus de Macaé, na Avenida Atlântica 845, na Praia Campista, telefone (22) 2773-3238.
Imposto de Renda - Unisuam
O serviço será oferecido de 15 a 30 de abril, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, na unidade de Bonsucesso (Avenida Paris 72). É preciso agendamento pelo telefone 3882-9771 ou pelo e-mail nae@unisuam.edu.br.
EMPREEENDEDORISMO
Instituto Gênesis da PUC-Rio
O Instituto Gênesis da PUC-Rio desenvolve desde 2009 o Programa "Inove, Carreiras e Negócios". O objetivo é fornecer orientação gratuita sobre empreendedorismo a cerca de quatro mil pessoas em parceria com o Sebrae Nacional, Sebrae RJ, UERJ, UFF e UVA. Inicialmente os interessados participam de um encontro de uma hora. Após esta etapa, recebem uma orientação com duração de 12 horas sobre como realizar um Plano de Negócios, Mercado (análise das potencialidades e fraquezas da empresa) e a importância da Inovação. Todos os meses novas turmas do "Inove Carreiras & Negócios" são abertas. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone (21) 3527.1371 ou pelo e-mail: genesis@puc-rio.br.
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Atendimento adequado e humanizado às mulheres vítimas de violências.
Em audiência pública no Senado Federal nesta quinta-feira (19/04/2012), o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, apresentou as políticas públicas do Ministério da Saúde que garantem atendimento adequado e humanizado às mulheres vítimas de violências.
“As ações de combate à violência devem ser compartilhadas com políticas integradas. A capilaridade do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio, principalmente, das 38 mil equipes de Saúde da Família e os mais de 40 mil centros de atenção básica e primária presente em todo território nacional, permitem a aproximação e interação da população com os diversos serviços ofertados”, destacou Magalhães durante a 10ª Reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito.
As ações de combate à violência contra as mulheres, no âmbito da saúde, incluem o treinamento dos profissionais em toda rede pública de saúde, a ampliação dos serviços sentinelas de notificação de violência e dos serviços que prestam assistência às mulheres em situação de violência e abortamento legal. Hoje são 552 serviços de atendimento às mulheres em situação de violência sexual e doméstica, além de 65 serviços de abortamento legal.
O secretário também propôs a discussão para que os laudos feitos nos serviços de referência, credenciados pelo Ministério da Saúde, para atendimento às mulheres vítimas de violência sexual, possam ser utilizados como prova pericial, para que as mulheres não tenham que se submeter a novo laudo no Instituto Médico Legal (IML). “Isso pode ser um avanço, uma modernização, uma proteção e uma humanização do atendimento à mulher vítima de violência. Nossa proposta é que a CPMI inclua isso no seu relatório e que agilize a tramitação dessa mudança”, explica Magalhães. Grupo de trabalho com representantes da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e dos ministérios da Saúde e da Justiça discute o tema.
Representantes dos ministérios da Justiça e Educação também participaram da audiência e durante o debate foi reforçada a necessidade das ações interssetoriais, por meio de iniciativas conjuntas. A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, criada no ano passado, tem a missão de investigar a situação da violência contra a mulher no Brasil.
CAP 1.0 - Coordenação de Saúde da Área de Planejamento 1.o: CAMPANHA DE VACINAÇÃO "RIO SEM RAIVA! 2012"
CAP 1.0 - Coordenação de Saúde da Área de Planejamento 1.o: CAMPANHA DE VACINAÇÃO "RIO SEM RAIVA! 2012": A Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses (S/SUBVISA/SVFSZ) a fim de dar cumprimento ao Programa Nacional de P...
sábado, 14 de abril de 2012
Regra do aborto muda e médicos ignoram as leis
Profissionais da saúde desconhecem as situações em que a legislação brasileira permite o aborto. Pesquisa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), feita na capital, mostra que 97% dos enfermeiros entrevistados; 90,5% dos psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas; e 32,7% dos médicos não sabem quando o procedimento é legal.
Considerado crime no País, o aborto é autorizado pela Justiça desde 1940 em gestações originadas de estupro ou quando a gravidez coloca em risco a vida da mãe. No caso de anencefalia, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que a mulher que interrompe a gravidez faz uma antecipação do parto - e não um aborto, já que o feto certamente não sobreviverá.
Entenda o que é um bebê anencéfalo
Veja o que disseram os ministros do Supremo
Conselho de Medicina vai definir critérios para
aborto de bebês sem cérebro em até 60 dias
"O aborto é um tema difícil até para os profissionais da saúde. O desconhecimento é responsável por atitudes discriminatórias e julgamentos das pacientes", diz Gláucia Rosana Guerra Benute, psicóloga do Departamento de Obstetrícia do HC e autora da pesquisa. O estudo, feito com 119 profissionais, foi publicado em fevereiro na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.
Coordenador do Ambulatório de Violência Sexual e Aborto Legal do Hospital Pérola Byington, da Secretária Estadual de Saúde, Jefferson Drezett atribui o desconhecimento, principalmente, à falta de capacitação dos profissionais. "Não adianta apenas escrever normas. É preciso capacitar, treinar e orientar os profissionais sobre o tema", diz. Ele também critica a formação dos médicos, "que carece de discussões sobre o assunto".
De acordo com Gláucia, além da falta de conhecimento, os profissionais transparecem durante o atendimento objeções morais, religiosas e pessoais sobre o aborto. "Isso dificulta ainda mais a situação para a gestante que está legalmente autorizada a recorrer ao aborto", relata.
Rosiane Mattar, professora do Departamento de Obstetrícia da Unifesp, concorda. "A religiosidade, por exemplo, é uma convicção que pode interferir no atendimento de uma mulher que fez ou vai passar por um aborto."
Direito. Interferências não cabem ao médico ou a qualquer outro profissional da saúde, afirma Drezett. "O médico não tem o direito de emitir parecer ético ou moral sobre a decisão. Ele é só alguém que oferece o serviço de saúde", diz. "Ele pode se negar a fazer o procedimento (autorizado pela lei), mas é obrigado a orientar corretamente a paciente e encaminhá-la ao serviço".
sábado, 7 de abril de 2012
Dia 7 de abril é Dia Mundial da Saúde
Dia 7 de abril é Dia Mundial da Saúde
A data comemora a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, e é um convite à reflexão e à ação coletiva para promoção da saúde e da qualidade de vida das populações.
Em 2012, o tema do Dia Mundial da Saúde, Envelhecimento e Saúde – Uma boa saúde para um envelhecimento mais saudável, chama a atenção dos países para adoção de medidas que garantam o envelhecimento saudável da população. A escolha do tema é motivada pela previsão de que, em breve, pela primeira vez a população mundial de idosos será maior que a de crianças com menos de 5 anos.A preocupação é maior entre os países em desenvolvimento. A previsão é que, até 2050, esses territórios abriguem 80% dos idosos de todo o mundo. Segundo a OMS, pessoas que vivem em países pobres têm quatro vezes mais chances de morrer ou sofrer alguma deficiência em decorrência de doença crônica, em comparação com quem vive em países ricos. Para responder a este desafio, a OMS recomenda a adoção de medidas para a contenção das doenças crônicas não transmissíveis que mais afetam os idosos, como ataque cardíaco, câncer, diabetes e doenças pulmonares.
No Brasil, o Dia Mundial da Saúde foi celebrado na quarta-feira, 04 de abril, em Brasília. Durante a cerimônia, o Ministério da Saúde e a Federação Nacional de Escolas Particulares assinaram termo de cooperação para aprimorar as boas práticas nas cantinas escolares. A medida é fundamental para promover a alimentação saudável entre as crianças e prevenir a obesidade infantil – um dos fatores de risco para a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis na terceira idade.
terça-feira, 3 de abril de 2012
Into realiza atendimento domiciliar para tratamento ortopédico
Into realiza atendimento domiciliar para tratamento ortopédico
O tratamento domiciliar assume um lugar cada vez mais significativo nos sistemas de cuidados à saúde. A Unidade de Atendimento Domiciliar (UDOMI) do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamill Haddad é referência neste serviço e atua desde 2004, no Rio de Janeiro. Em oito anos de trabalho, o número de visitas tem aumentado consideravelmente. Cerca de 30 mil visitas já foram realizadas e os registros contabilizam uma média mensal de atendimentos a 600 pacientes. A ação inclui um conjunto de atividades ambulatoriais – programadas e continuadas que se desenvolvem na casa do paciente. O trabalho realizado neste período tem como objetivo complementar o tratamento ortopédico iniciado na unidade hospitalar, oferecendo assistência especializada daqueles que sofrem, principalmente, com problemas de locomoção.
O objetivo do programa é proporcionar o atendimento no domicílio, favorecendo o convívio familiar. Em casos de pós-operatório, por exemplo, reduz-se o tempo de internação, o risco de infecção e os índices de depressão. “O processo de reabilitação no pós-operatório de ortopedia define o grau de resultado do ato cirúrgico, diminuindo o risco de deslocamento de próteses, novas fraturas e posições viciosas. Da mesma forma, os cuidados com curativos reduzem a incidência de infecção”, esclarece a coordenadora da área, Cláudia Mendes Araújo.
A equipe multidisciplinar é formada por fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. O grupo atende a todos os centros de especialidades ortopédicas do hospital. Embora qualquer paciente tenha direito ao atendimento domiciliar, Cláudia explica os critérios para seleção dos casos a serem atendidos: “Os escolhidos são aqueles com maior potencial de dependência, impossibilitados de se locomover”, ressalta.
Em virtude da grande demanda após serem aplicados estes critérios, outras condições são consideradas prioritárias para a assistência domiciliar: pacientes com idade superior a 60 anos de idade em pós-operatório de cirurgias da coluna, artroplastias totais do quadril ou do joelho; além de portadores de traumatismo raquimedular, úlceras por pressão, infecção ou retardo no processo de cicatrização do local operado. “É importante lembrar que o paciente deve apresentar condições clínicas estáveis; não ser dependente de equipamentos para manter as funções vitais; ter em casa um familiar ou cuidador disposto a colaborar com o tratamento; morar nas regiões metropolitanas do estado do Rio de Janeiro; e receber encaminhamento formal do médico, com a solicitação de atendimento devidamente preenchida”, completa Cláudia.
O atendimento domiciliar traz benefícios aos usuários do SUS e, consequentemente, à Unidade Hospitalar. O paciente está em um ambiente humanizado, acolhedor e recebe os cuidados de profissionais capacitados para dar continuidade ao tratamento. A modalidade ainda proporciona a redução do período de permanência de pacientes internados, liberando mais leitos para outros usuários do SUS.
A Unidade de Atendimento Domiciliar atende aos requisitos da Lei nº 10424, de 15 de abril de 2002, que regulamenta a assistência domiciliar no Sistema Único de Saúde. As visitas são realizadas de segunda a sábado, no horário das 8h às 17h, e aos domingos, de acordo com as necessidades específicas de alguns pacientes, como curativos e medicações.
Fonte: Into
quinta-feira, 29 de março de 2012
FELIZ PÁSCOA!!
NESTA PÁSCOA...
ABRA O SEU CORAÇÃO...
E DEIXE QUE A FÉ E O AMOR
FAÇAM ETERNA MORADIA.
FELIZ PÁSCOA COM CHOCOLATE NO CORAÇÃO!!!
quarta-feira, 28 de março de 2012
ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 05 de abril de 2012
DECRETO Nº 35274 DE 20 DE MARÇO DE 2012
Estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 05 de abril de 2012.
O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,
DECRETA:
Art. 1.º O ponto será facultativo nas repartições públicas municipais no dia 05 de abril de 2012, excluídos desta previsão os expedientes nos órgãos cujos serviços não admitam paralisação.
Art. 2.º Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação.
Rio de Janeiro, 20 de março de 2012; 448.º ano da fundação da Cidade.
EDUARDO PAES
Estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 05 de abril de 2012.
O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,
DECRETA:
Art. 1.º O ponto será facultativo nas repartições públicas municipais no dia 05 de abril de 2012, excluídos desta previsão os expedientes nos órgãos cujos serviços não admitam paralisação.
Art. 2.º Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação.
Rio de Janeiro, 20 de março de 2012; 448.º ano da fundação da Cidade.
EDUARDO PAES
Clínica da Família Felippe Cardoso: Já chegou o outono. Previna-se contra as doenças t...
Clínica da Família Felippe Cardoso: Já chegou o outono. Previna-se contra as doenças t...: O outono chegou e com ele, os meses mais frios do ano. Nesse período, é comum as pessoas ficarem mais próximas e em lugares fechados, o que...
terça-feira, 27 de março de 2012
Hospitais públicos e particulares terão de adotar programa de qualidade em mamografia
Hospitais públicos e particulares terão de adotar programa de qualidade em mamografia
Hospitais e clínicas públicas e particulares que fazem exames de mamografia no país terão de adotar o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia, criado pelo Ministério da Saúde por meio de portaria publicada nesta terça-feira (27/03) no Diário Oficial da União. O programa já está em vigor. Além de garantir a qualidade, outro objetivo do programa é minimizar os riscos associados ao uso do raio X.
De acordo com a nova norma, serão avaliadas as imagens da mamografia, o laudo médico, a capacitação dos profissionais de saúde e a taxa de detecção de câncer de mama pelo exame.
O monitoramento anual será feito por comitê formado por representantes do ministério, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e de sociedades médicas. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também integra o grupo e deverá baixar norma obrigando os planos de saúde a contratar somente prestadores de acordo com o programa.
A mamografia é o exame fundamental para diagnóstico de câncer de mama, o mais comum entre as brasileiras. Se identificado em estágio inicial, as chances de cura são de 95%. No Brasil, a taxa de mortalidade é considerada alta, porque a doença é identificada em fase avançada, segundo o Inca. O instituto estima 52.680 novos casos este ano.
A mamografia deve ser feita a cada dois anos por mulheres com mais de 50 anos de idade. A Lei da Mamografia (Lei 11.664), de 2009, dá direito à mulher, a partir dos 40 anos de idade, a fazer o exame gratuitamente, segundo recomendação médica.
MS
Hospitais e clínicas públicas e particulares que fazem exames de mamografia no país terão de adotar o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia, criado pelo Ministério da Saúde por meio de portaria publicada nesta terça-feira (27/03) no Diário Oficial da União. O programa já está em vigor. Além de garantir a qualidade, outro objetivo do programa é minimizar os riscos associados ao uso do raio X.
De acordo com a nova norma, serão avaliadas as imagens da mamografia, o laudo médico, a capacitação dos profissionais de saúde e a taxa de detecção de câncer de mama pelo exame.
O monitoramento anual será feito por comitê formado por representantes do ministério, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e de sociedades médicas. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também integra o grupo e deverá baixar norma obrigando os planos de saúde a contratar somente prestadores de acordo com o programa.
A mamografia é o exame fundamental para diagnóstico de câncer de mama, o mais comum entre as brasileiras. Se identificado em estágio inicial, as chances de cura são de 95%. No Brasil, a taxa de mortalidade é considerada alta, porque a doença é identificada em fase avançada, segundo o Inca. O instituto estima 52.680 novos casos este ano.
A mamografia deve ser feita a cada dois anos por mulheres com mais de 50 anos de idade. A Lei da Mamografia (Lei 11.664), de 2009, dá direito à mulher, a partir dos 40 anos de idade, a fazer o exame gratuitamente, segundo recomendação médica.
MS
quarta-feira, 21 de março de 2012
DIVULGANDO: I Simpósio sobre Envelhecimento
Prezados,
o IMAS Juliano Moreira, em conjunto com a CAP 4, convida a todos que tenham interesse na saúde da terceira Idade a participarem do I Simpósio sobre Envelhecimento.
O evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de Abril do corrente ano, no auditório do
IMAS Juliano Moreira, localizado na Estrada Rodrigues Caldas, 3.400, Taquara.
O Simpósio tratará de questões como: demências, atividades cognitiva, políticas de saúde, o papel da mídia na vida do idoso, dentre outras.
Solicitamos o seu auxilio na ampla divulgação deste evento.
Segue em anexo o Folder e o Cartaz de divulgação, com informações mais detalhadas.
Confiram matéria no Blog do OTICS Barra: http://oticsbarra.blogspot.com.br/2012/03/i-simposio-sobre-envelhecimento-na-ap4.html
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO I SIMPÓSIO SOBRE ENVELHECIMENTO.
Para preenchê-lo, visite:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHpGRkNyTXRpWnVjRk00b2ZZVkdjT2c6MA
Atenciosamente,
Catiuscia Fraga
Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil
Centro de Estudos - CAP4
3325-3632 / 8139-3684
Av. Ayrton Senna 2001, Bloco C
Barra da Tijuca ? RJ
o IMAS Juliano Moreira, em conjunto com a CAP 4, convida a todos que tenham interesse na saúde da terceira Idade a participarem do I Simpósio sobre Envelhecimento.
O evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de Abril do corrente ano, no auditório do
IMAS Juliano Moreira, localizado na Estrada Rodrigues Caldas, 3.400, Taquara.
O Simpósio tratará de questões como: demências, atividades cognitiva, políticas de saúde, o papel da mídia na vida do idoso, dentre outras.
Solicitamos o seu auxilio na ampla divulgação deste evento.
Segue em anexo o Folder e o Cartaz de divulgação, com informações mais detalhadas.
Confiram matéria no Blog do OTICS Barra: http://oticsbarra.blogspot.com.br/2012/03/i-simposio-sobre-envelhecimento-na-ap4.html
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO I SIMPÓSIO SOBRE ENVELHECIMENTO.
Para preenchê-lo, visite:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHpGRkNyTXRpWnVjRk00b2ZZVkdjT2c6MA
Atenciosamente,
Catiuscia Fraga
Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil
Centro de Estudos - CAP4
3325-3632 / 8139-3684
Av. Ayrton Senna 2001, Bloco C
Barra da Tijuca ? RJ
MAUS TRATOS CONTRA O IDOSO/ DENUNCIE!!!
MAUS TRATOS CONTRA O IDOSO/ DENUNCIE!!!
Maus tratos é todo ato, único ou repetitivo, ou até omissão velada, que pode acontecer com a pessoa idosa, onde ocorre dano ou incômodo. Atualmente, uma das formas mais comuns é o abuso financeiro ao idoso. Explico: é exploração imprópria e ilegal ou uso não consentido de seus recursos financeiros. É o uso ilegal e indevido, apropriação indébita da propriedade e dos bens financeiros, falsificação de documentos jurídicos, negação do direito de acesso e controle dos bens, administração indevida do cartão do segurado do INSS. Um fato muito comum é o empréstimo por consignação que é descontado do benefício do INSS. Muitos avôs e avós são obrigados a fazer empréstimos vultuosos, para seus netos e filhos, comprometendo bastante o orçamento familiar.
O abuso psicológico, a violência psicológica e a violência física são os retratos mais tristes e inaceitáveis de maus tratos na terceira idade. O mais aterrador é que o principal agressor é, na maioria das vezes, um familiar! Mandar calar a boca, gritar e ameaçar são alguns dos exemplos de violência psicológica. Já a violência física pode ser expressada tanto pela agressão propriamente dita, como pelo abuso sexual ou pela violência do marido, também idoso.
O descuido (do verbo descuidar: deixar de cuidar) e a negligência também são formas de maltratar os idosos. É a falta ou o esquecimento em providenciar os cuidados vitais ao idoso dependente, tais como a alimentação, os medicamentos, a higiene, a mordia e a proteção econômica devida. Também envolve situações em que não se permita que outras pessoas providenciem os cuidados devidos aos idosos dependentes.
Onde pode ocorrer os maus tratos?
Na casa do próprio idoso, na casa do cuidador, na comunidade em que reside, nas instituições de longa permanência e ou nos hospitais.
Muitas vezes pode acontecer por um gesto impensado, mas também há casos de de ações premeditadas de agredir sistematicamente o idoso. Algumas outras causas, dentro de casa, que podem gerar os maus tratos:
Relação desgastada na família, cansaço excessivo do cuidador e ou incapacidade do cuidador de oferecer cuidado adequado.
Nas instituições de longa permanência, os maus tratos ocorrem quando há uma administração deficiente, com capacitação inadequada do pessoal, supervisão de enfermagem deficiente, número insuficiente de pessoal e ILPI isolada, sem participar da associação de classe. Para o nosso familiar e cuidador que está lendo estas dicas, oferecemos algumas dicas para ajudar a evitar que isto aconteça em sua casa:
• Em primeiro lugar, reconhecer que o idoso dependente também é cidadão e tem assegurados todos os seus direitos pelo Estatuto do Idoso.
• Aprender a buscar ajudar para melhorar o cuidado, dividindo-o com outras pessoas.
• Sempre refletir diariamente sobre seus atos ao cuidar do idoso dependente, procurando alguma falha que esteja ocorrendo, e que no futuro, possa evoluir para uma situação de maus tratos.
• Denunciar maus tratos, seja em casa ou na comunidade.
• Procurar as redes de apoio existentes em sua cidade ou estado, tipo conselhos municipais de idosos, ouvidoria do município, delegacia ou promotoria.
DEAPTI - Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa de Terceira Idade Rua Figueiredo Magalhães 480, em Copacabana Ao lado da Estação do Metrô Siqueira Campos Telefone Plantão: (21) 2333-9272/9273/9274/9275/9276/9277
Maus tratos com crianças/adolescente, idosos em geral:
Disque e Denuncie
Telefone:127
Somente criança/adolescente
Disque e Denuncie
Telefone: 100
terça-feira, 20 de março de 2012
DIVULGANDO: ATENÇÃO JOVENS MORADORES DE CAMPO GRANDE E ADJACÊNCIAS
ATENÇÃO JOVENS MORADORES DE CAMPO GRANDE E ADJACÊNCIAS
Atento para o crescimento econômico do Estado do Rio de Janeiro, com os megaeventos e a atual demanda do mercado de trabalho, o Senac Rio através do Programa Portal do Futuro oferece a oportunidade para jovens de baixa renda entre 16 e 24 anos se prepararem para a primeira experiência profissional. Na unidade Campo Grande, será oferecido o curso de Recepcionista em meios de hospedagem, que inclui aulas de português e outras línguas, cidadania, questões sócio-ambientais, expressão corporal, além de vivência profissional em uma empresa. As inscrições podem ser feitas de 05/03 a 13/04 na unidade (Rua Barcelos Domingos, 58 – Campo Grande), mediante a apresentação dos documentos abaixo relacionados.
1- Perfil do Jovem Candidato:
- Ter entre 16 e 24 anos;
- Estar cursando, no mínimo, o 1º ano do Ensino Médio ou já ter concluído;
- Ter renda familiar per capta de até 02 salários mínimos;
- Ter disponibilidade de segunda a sexta feira, de 13 as 17 horas, entre maio e dezembro de 2012;
- Interesse em formação para o mundo do trabalho.
- Interesse em atuar como Recepcionista em meios de hospedagem (ambos os sexos)
2- Documentos que precisam ser apresentados no ato da Inscrição – originais e cópias:
- Identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Declaração de escolaridade dos estudantes/certificado do Ensino Médio dos que já concluíram;
3- Datas importantes!
- Inscrições: de 05/03 a 13/04
- Seleção: 18/04 a 27/04 - Resultado da seleção: 01/05 a 05/05
- Início das aulas: 07/05
Atento para o crescimento econômico do Estado do Rio de Janeiro, com os megaeventos e a atual demanda do mercado de trabalho, o Senac Rio através do Programa Portal do Futuro oferece a oportunidade para jovens de baixa renda entre 16 e 24 anos se prepararem para a primeira experiência profissional. Na unidade Campo Grande, será oferecido o curso de Recepcionista em meios de hospedagem, que inclui aulas de português e outras línguas, cidadania, questões sócio-ambientais, expressão corporal, além de vivência profissional em uma empresa. As inscrições podem ser feitas de 05/03 a 13/04 na unidade (Rua Barcelos Domingos, 58 – Campo Grande), mediante a apresentação dos documentos abaixo relacionados.
1- Perfil do Jovem Candidato:
- Ter entre 16 e 24 anos;
- Estar cursando, no mínimo, o 1º ano do Ensino Médio ou já ter concluído;
- Ter renda familiar per capta de até 02 salários mínimos;
- Ter disponibilidade de segunda a sexta feira, de 13 as 17 horas, entre maio e dezembro de 2012;
- Interesse em formação para o mundo do trabalho.
- Interesse em atuar como Recepcionista em meios de hospedagem (ambos os sexos)
2- Documentos que precisam ser apresentados no ato da Inscrição – originais e cópias:
- Identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Declaração de escolaridade dos estudantes/certificado do Ensino Médio dos que já concluíram;
3- Datas importantes!
- Inscrições: de 05/03 a 13/04
- Seleção: 18/04 a 27/04 - Resultado da seleção: 01/05 a 05/05
- Início das aulas: 07/05
DIVULGANDO : Pós-Graduação Lato Sensu
Caros alunos, gestores, profissionais e ex-alunos,
Vamos lá cursar uma Pós-Graduação Lato Sensu?
Estamos em fase de matrícula R$50,00 até 20-3.
A 1ªmensalidade é até 02-4.
Após depósito no Santander ag 2134 CC010132915 da tx de matrícula, envie-nos sua ficha preenchida. Toda mensalidade será efetuada por depósito;
Em anexo nossas turmas e datas de início.
Espero que possa cursar conosco.
www.fagoc.br
http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTM2Mg
CREDENCIADA PELO MEC.
Abração, Tatiana 78833821
Equipe NEZO.
NOVOS PROJETOS - PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NEZO E FAGOC- DIVULGAÇÃO--
O NEZO amplia suas ações no campo do aprimoramento e educação permanente e oferece - na Região da Zona Oeste(Campo Grande), Centro -RJ e Campos dos Goytacazes- oportunidades no campo da Pós Graduação Lato-Sensu. São cursos contemporâneos em seus debates e que estão à disposição de profissionais como parte de um processo de formação continuada e qualificação profissional, bem como, incrementam o diferencial na disputa em concursos e seleções acadêmicas - cujo valor de TÍTULO por especialização lato sensu vigora em vários certames. As pós-graduações ofertadas são reconhecidas pelo MEC através da FAGOC) e são compostas por docentes especialistas, mestres e doutores dos mais diversos campos do saber e com reconhecida notoriedade no cenário acadêmico. Invista no seu futuro venha estudar conosco!!!
Pós-graduação, opção para grandes mudanças
Os cursos de pós-graduação lato sensu são uma modalidade mais voltada às expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional. Hoje um diploma universitário é um pré-requisito considerado, porém em alguns casos, insuficiente, para se chegar à posição no emprego que una status e boa remuneração. O desenvolvimento tecnológico e o aumento do nível de internacionalização da economia criaram, nas últimas décadas, uma série de demandas para o setor produtivo internacional. Exigências que tiveram impacto direto no nível de especialização nas mais diversas áreas de atuação.
Uma pós-graduação bem escolhida pode fazer a diferença para uma boa colocação profissional.
Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC) em parceria com o NEZO oferece os
cursos de:
- Pós-Graduação Lato Sensu em "Gestão em Políticas Públicas de Assistência Social e de Saúde".
Coordenação: Profª Msc. Tatiana M. A. Fonseca
Público Alvo: Profissionais da área de Serviço Social, Pedagogia, Ciências Sociais, Psicologia, Administração, Enfermagem, Medicina e demais interessados em atuar no desenvolvimento de Políticas de Assistência Social e da Saúde.
Total Carga Horária: 360 Horas
Taxa de Matrícula de R$50,00
- Pós-Graduação Lato Sensu em "Violência Doméstica e Familiar”.
Coordenação: Profª Msc. Giselle Pinto
Público Alvo: Profissionais da área de Serviço Social, Ciências Sociais, Pedagogia, Psicologia, Enfermagem, Medicina, Direito e demais interessados em atuar em serviços de atenção a vítimas de violência doméstica e familiar.
Total Carga Horária: 360 Horas
TAXA DE MATRÍCULA R$50,00
- Pós-Graduação Lato Sensu em FAMÍLIA, INFÂNCIA E JUVENTUDE.
Coordenação: Profª Ms. Auricéa Souza Lima
Público Alvo: Profissionais que atuam nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social. Cientistas Sociais, Pedagogos, Psicólogos, Enfermeiros, Médicos, Advogados e demais interessados que atuam no atendimento às famílias, crianças e adolescentes.
TURMAS CAMPO GRANDE - CONTATO JANAINA ARAÚJO 92051242, janaina.nezo.pos@gmail.com
inscrição Sáb 9 as 15h
Mensalidade: R$210,00
Estrada do Tingui, 830 – Bairro Amazonas -Campo Grande- RJ (na parede tem uma bandeira do Brasil pintada).
Ref. Cruzamento Estr. do Tingui com Estr. Rio São Paulo, quase ao lado do Posto 500(posto de gasolina)
TURMAS CENTRO - Contato TIAGO 78517966/86065527/nezonaoeste@gmail.com
Mensalidade: R$250,00
Local: Rua Conselheiro Saraiva, 28-10ºandar- Centro RJ – Espaço Conquist (Prox. a Pça Mauá –entrada pela Av.Rio Branco ao lado do Prédio da Lóreal)- inscrição 3asf 18:30 as 19:30h
--
Equipe NEZO
"A mudança é a lei da vida. E aqueles que confiam somente no passado ou no presente estão destinados a perder o futuro." (John F. Kennedy)
Vamos lá cursar uma Pós-Graduação Lato Sensu?
Estamos em fase de matrícula R$50,00 até 20-3.
A 1ªmensalidade é até 02-4.
Após depósito no Santander ag 2134 CC010132915 da tx de matrícula, envie-nos sua ficha preenchida. Toda mensalidade será efetuada por depósito;
Em anexo nossas turmas e datas de início.
Espero que possa cursar conosco.
www.fagoc.br
http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTM2Mg
CREDENCIADA PELO MEC.
Abração, Tatiana 78833821
Equipe NEZO.
NOVOS PROJETOS - PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NEZO E FAGOC- DIVULGAÇÃO--
O NEZO amplia suas ações no campo do aprimoramento e educação permanente e oferece - na Região da Zona Oeste(Campo Grande), Centro -RJ e Campos dos Goytacazes- oportunidades no campo da Pós Graduação Lato-Sensu. São cursos contemporâneos em seus debates e que estão à disposição de profissionais como parte de um processo de formação continuada e qualificação profissional, bem como, incrementam o diferencial na disputa em concursos e seleções acadêmicas - cujo valor de TÍTULO por especialização lato sensu vigora em vários certames. As pós-graduações ofertadas são reconhecidas pelo MEC através da FAGOC) e são compostas por docentes especialistas, mestres e doutores dos mais diversos campos do saber e com reconhecida notoriedade no cenário acadêmico. Invista no seu futuro venha estudar conosco!!!
Pós-graduação, opção para grandes mudanças
Os cursos de pós-graduação lato sensu são uma modalidade mais voltada às expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional. Hoje um diploma universitário é um pré-requisito considerado, porém em alguns casos, insuficiente, para se chegar à posição no emprego que una status e boa remuneração. O desenvolvimento tecnológico e o aumento do nível de internacionalização da economia criaram, nas últimas décadas, uma série de demandas para o setor produtivo internacional. Exigências que tiveram impacto direto no nível de especialização nas mais diversas áreas de atuação.
Uma pós-graduação bem escolhida pode fazer a diferença para uma boa colocação profissional.
Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC) em parceria com o NEZO oferece os
cursos de:
- Pós-Graduação Lato Sensu em "Gestão em Políticas Públicas de Assistência Social e de Saúde".
Coordenação: Profª Msc. Tatiana M. A. Fonseca
Público Alvo: Profissionais da área de Serviço Social, Pedagogia, Ciências Sociais, Psicologia, Administração, Enfermagem, Medicina e demais interessados em atuar no desenvolvimento de Políticas de Assistência Social e da Saúde.
Total Carga Horária: 360 Horas
Taxa de Matrícula de R$50,00
- Pós-Graduação Lato Sensu em "Violência Doméstica e Familiar”.
Coordenação: Profª Msc. Giselle Pinto
Público Alvo: Profissionais da área de Serviço Social, Ciências Sociais, Pedagogia, Psicologia, Enfermagem, Medicina, Direito e demais interessados em atuar em serviços de atenção a vítimas de violência doméstica e familiar.
Total Carga Horária: 360 Horas
TAXA DE MATRÍCULA R$50,00
- Pós-Graduação Lato Sensu em FAMÍLIA, INFÂNCIA E JUVENTUDE.
Coordenação: Profª Ms. Auricéa Souza Lima
Público Alvo: Profissionais que atuam nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social. Cientistas Sociais, Pedagogos, Psicólogos, Enfermeiros, Médicos, Advogados e demais interessados que atuam no atendimento às famílias, crianças e adolescentes.
TURMAS CAMPO GRANDE - CONTATO JANAINA ARAÚJO 92051242, janaina.nezo.pos@gmail.com
inscrição Sáb 9 as 15h
Mensalidade: R$210,00
Estrada do Tingui, 830 – Bairro Amazonas -Campo Grande- RJ (na parede tem uma bandeira do Brasil pintada).
Ref. Cruzamento Estr. do Tingui com Estr. Rio São Paulo, quase ao lado do Posto 500(posto de gasolina)
TURMAS CENTRO - Contato TIAGO 78517966/86065527/nezonaoeste@gmail.com
Mensalidade: R$250,00
Local: Rua Conselheiro Saraiva, 28-10ºandar- Centro RJ – Espaço Conquist (Prox. a Pça Mauá –entrada pela Av.Rio Branco ao lado do Prédio da Lóreal)- inscrição 3asf 18:30 as 19:30h
--
Equipe NEZO
"A mudança é a lei da vida. E aqueles que confiam somente no passado ou no presente estão destinados a perder o futuro." (John F. Kennedy)
Capacitação para cuidadores de idosos !!
O Centro de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe) realizará a capacitação para cuidadores de idosos em duas turmas de 40 pessoas, nos dias 21 e 31 de março, ambos das 9h às 17h. O curso é voltado a familiares, acompanhantes de idosos, agentes comunitários de saúde, profissionais de saúde e pessoas interessadas no tema.
A capacitação abordará os seguintes temas: envelhecimento da população e saúde do idoso, riscos e prevenção de quedas, casa segura, cuidados de higiene, mudanças de posição do idoso, cuidados com a alimentação, alimentação saudável, cuidados com os medicamentos e benefícios e direitos do idoso.
O Centro é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciado pelo Instituto Vital Brazil, que tem como objetivo realizar avaliação interdisciplinar dos idosos, promover o envelhecimento saudável e ser um ambiente de debates e formação voltada para a saúde do idoso com perspectiva de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
O Cepe fica na Rua Padre Leonel Franca, 248, Gávea. Informações e inscrições pelo telefone 9983-0422 ou pelo e-mail cepe.ivb@gmail.com
Vacinação do Idoso
PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO - MINISTÉRIO DA SAÚDE
POR QUE VACINAR?
Vacinar é um meio mais eficaz de se proteger das doenças infecciosas, pois a vacina estimula o corpo a se defender contra os microorganismos (vírus e bactérias) os quais provocam doenças. Uma delas é a gripe.
O QUE É GRIPE (Influenza)
É uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus influenza, transmissível de uma pessoa para outra por via respiratória. A gripe ocorre em todos os países do mundo e, eventualmente, pandemias (epidemias que afetam grande número de países). As pessoas idosas e as portadoras de doenças crônicas que desenvolvem maior risco de complicações como a pneumonia bacteriana, o que pode tornar necessário a internação hospitalar. A vacina contra a gripe reduz o risco de adoecimento causado pelo vírus influenza e, em razão disto, o de complicações bacterianas.
POR QUE IDOSOS TEM QUE SE VACINAR CONTRA GRIPE?
A pessoa com 60 anos ou mais, precisa se vacinar para que o corpo continue produzindo defesas as quais irão preveni - los de doenças infecciosas, e assim evitando - as.
OS IDOSOS PRECISAM TER BONS HÁBITOS DE HIGIENE?
Claro que sim! lavar as mãos é um DEVER DE TODOS!!! seja quem for, pois tendo as mãos sempre limpinhas já um meio de se prevenir não só contra gripe como também outras doenças.
ONDE POSSO ENCONTRAR A VACINA?
Todo ano, o Sistema Único de Saúde (Sus) promove a campanha de vacinação dos idosos, e essa vacina pode ser encontrada em todos os Postos de Saúde de todo Brasil. No Rio de Janeiro, os idosos podem encontrar a vacina tanto no Posto de Saúde e nas Clínicas da Família.
VOCÊ TEM 60 ANOS OU MAIS, NÃO PENSE QUE A VIDA ACABOU, PELO CONTRÁRIO, VOCÊ TEM MUITO O QUE FAZER AINDA! VACINE - SE!!! POIS TER UMA SAÚDE ESTÁVEL, SÓ DEPENDE DE VOCÊ!!!
MINISTÉRIO DA SAÚDE: www.saude.gov.br
Dia 24 de Março - Dia Mundial de Combate à Tuberculose !!
O dia 24 de Março - Dia Mundial de Combate à Tuberculose se aproxima.
Durante o mês e principalmente na semana, precisaremos intensificar nossas ações educativas de conscientização sobre a doença, organizar estratégias de busca ativa de sintomáticos respiratórios, resgate de abandonos, aumento de contatos avaliados e etc.
Acesse: http://fundoglobaltb.org.br/site/tuberculose/guia.php
sábado, 17 de março de 2012
DIVULGANDO : Audioteca Sal e Luz
Queridos amigos, para seu conhecimento e divulgação dentro de suas possibilidades!
Pensando nos que não vêem, segue abaixo um serviço:
Audioteca Sal e Luz
Venho por meio deste e-mail divulgar o trabalho maravilhoso que é realizado na Audioteca Sal e Luz e que corre o risco de acabar.
A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).
Mas o que é isto?
São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita.
Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.
Nos ajude divulgando!!!
Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do nosso trabalho, DIVULGUE!!!
Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125 - Centro. RJ. Não precisa ser morador do Rio de Janeiro.
A outra opção foi uma alternativa que se criou, face à dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade.
Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios.
A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura.
Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros...
Ajudem-nos. Divulguem!
Atenciosamente,
Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz.
Rua Primeiro de Março, 125- 7º Andar. Centro - RJ. CEP 20010-000
Fone: (21) 2233-8007 (21) 2233-8007
Horário de atendimento: 08:00 às 16:00 horas
http://audioteca.org.br/noticias.htm
A Audioteca não precisa de Dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO! Então conto com a ajuda de vocês: repassem! Eles enviam para as pessoas de graça, sem nenhum custo. É um belo trabalho! Quem puder fazer com que a Audioteca chegue à mídia, por favor fique à vontade. É tudo do que eles precisam.
quarta-feira, 14 de março de 2012
COMUNICADO
Hospital Eduardo Rabello
• Estrada do Pré, s/nº
Sen.Vasconcelos
Rio de Janeiro - RJ
Tel (21) 2333-6725, 2333-6726
ou 2333-6736
Comunicamos aos nossos seguidores que a partir do mês de março do corrente ano, as profissionais Ivone Guedes/ Assistente Social e Ana Laura Veloso/ Terapeuta Ocupacional estão desenvolvendo suas atividades profissionais no referido Hospital.
A seguir algumas informações sobre esta Unidade Hospitalar:
O Hospital Eduardo Rabello, inaugurado em 17 de novembro
de 1973, foi o primeiro hospital planejado, arquitetado e construído
para atendimento geriátrico especializado na América do Sul.
Com uma área de aproximadamente 42.600 m², com 13.292 m²
de área construída aonde não existem degraus, somente rampas
com pisos antiderrapantes e corrimãos em todos os corredores e
banheiros, o Hospital Eduardo Rabello foi uma unidade pioneira
a ditar padrões e conceitos completamente diferente de asilo.
No momento, dispõe de 120 leitos clínicos para internação de
pacientes geriátricos.
Com atendimento especializado ao segurado do IASERJ e
de pacientes do SUS enfocando os aspectos médicos, sociais,
fisioterápicos e psicológicos, o Hospital promove, além do
atendimento Geriátrico Hospitalar e Ambulatorial, Exames
Radiológicos, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva,
Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Setor de
Terapia Ocupacional, Farmácia, Radiologia, Psicologia, Serviço
Social e Atividades de Recreação (Trabalhos artesanais).
Ambulatório
Especialidades Disponíveis:
• Clínica Médica
• Geriatria
• Cardiologia
• Endocrinologia
• Ginecologia
• Nutrição
• Pneumologia
• Dermatologia
• Neurologia
• Nefrologia
• Homeopatia
• Gastroenterologia
• Fonoaudiologia
• Fisioterapia
• Odontologia
• Serviço Social
• Psicologia
Exames complementares:
• Exames laboratoriais
• Exames radiológicos
• Endoscopia Digestiva
• Ecocardiograma
• Eletrocardiograma
• Ultrassonografia
Outros Serviços:
• Terapia ocupacional
• Farmácia
• Serviço de Nutrição
• Estrada do Pré, s/nº
Sen.Vasconcelos
Rio de Janeiro - RJ
Tel (21) 2333-6725, 2333-6726
ou 2333-6736
Comunicamos aos nossos seguidores que a partir do mês de março do corrente ano, as profissionais Ivone Guedes/ Assistente Social e Ana Laura Veloso/ Terapeuta Ocupacional estão desenvolvendo suas atividades profissionais no referido Hospital.
A seguir algumas informações sobre esta Unidade Hospitalar:
O Hospital Eduardo Rabello, inaugurado em 17 de novembro
de 1973, foi o primeiro hospital planejado, arquitetado e construído
para atendimento geriátrico especializado na América do Sul.
Com uma área de aproximadamente 42.600 m², com 13.292 m²
de área construída aonde não existem degraus, somente rampas
com pisos antiderrapantes e corrimãos em todos os corredores e
banheiros, o Hospital Eduardo Rabello foi uma unidade pioneira
a ditar padrões e conceitos completamente diferente de asilo.
No momento, dispõe de 120 leitos clínicos para internação de
pacientes geriátricos.
Com atendimento especializado ao segurado do IASERJ e
de pacientes do SUS enfocando os aspectos médicos, sociais,
fisioterápicos e psicológicos, o Hospital promove, além do
atendimento Geriátrico Hospitalar e Ambulatorial, Exames
Radiológicos, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva,
Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Setor de
Terapia Ocupacional, Farmácia, Radiologia, Psicologia, Serviço
Social e Atividades de Recreação (Trabalhos artesanais).
Ambulatório
Especialidades Disponíveis:
• Clínica Médica
• Geriatria
• Cardiologia
• Endocrinologia
• Ginecologia
• Nutrição
• Pneumologia
• Dermatologia
• Neurologia
• Nefrologia
• Homeopatia
• Gastroenterologia
• Fonoaudiologia
• Fisioterapia
• Odontologia
• Serviço Social
• Psicologia
Exames complementares:
• Exames laboratoriais
• Exames radiológicos
• Endoscopia Digestiva
• Ecocardiograma
• Eletrocardiograma
• Ultrassonografia
Outros Serviços:
• Terapia ocupacional
• Farmácia
• Serviço de Nutrição
quinta-feira, 8 de março de 2012
Auxílio deslocamento às gestantes
Auxílio deslocamento às gestantes
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da Caixa Econômica Federal, José Fontes Hereda, assinaram hoje (08/03/2012) um contrato para o pagamento do auxílio deslocamento às gestantes da estratégia Rede Cegonha. As mulheres grávidas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) vão receber um benefício, de até R$ 50,00 reais, como apoio no deslocamento para realização das consultas de pré-natal e para o parto.
O presidente da Caixa Econômica Federal, José Fontes Hereda, destaca a importância deste contrato para a sociedade: “Um banco é medido pelo quanto de lucro que ele gera. A Caixa comemora também o quanto ele ajuda em políticas públicas. Hoje, estamos muito felizes por poder participar deste programa da Rede Cegonha, pela importância que ele tem para as mães do Brasil. A Caixa está muito orgulhosa por participar de uma ação como essa”.
O ministro Alexandre Padilha ressalta que a assinatura deste acordo é uma conquista para que se possa ser colocada em prática o auxílio gestante. “Isso foi feito por causa de uma pesquisa do Ministério da Saúde que constatou que quando se estimula a ida das mulheres ao centro de saúde diminuem o índice de mortalidade materna”. Padilha também destacou que esta parceria com a Caixa Econômica vai garantir o sigilo das informações do SIS Pré-Natal.
Em 2012, um milhão de gestantes (mais de 40% das gestantes usuárias do SUS) devem receber o benefício. Até 2013, a meta é alcançar todas as grávidas do SUS (2,4 milhões).
Outra novidade anunciada pelo ministro Padilha foi a inclusão do exame de eletroforese de hemoglobina, que detecta a anemia falciforme, mais prevalecente nas mulheres negras. A incorporação deste exame irá gerar impacto de R$ 12 milhões, por ano, em investimentos da Rede Cegonha.
Durante a coletiva, o ministro Padilha ressaltou o investimento em medidas, feito por meio da Rede Cegonha, para evitar atitudes discriminatórias e violentas contra as mulheres. Elas incluem a qualificação das maternidades, para prestar atendimento do parto ao nascimento de forma humanizada.
Homenagem às mulheres – Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também homenageou três instituições que realizaram campanha e projetos exitosos de saúde da mulher e de mulheres em situação de violência.
A representante da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento (ReHuNa), Daphne Rattner, recebeu a homenagem pelo movimento denominado “humanização do parto/nascimento”. O objetivo dele é diminuir as intervenções desnecessárias e promover um cuidado ao processo de gravidez, parto, nascimento e amamentação baseado na compreensão do processo natural e fisiológico.
Outra instituição homenageada foi a Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos. Ela é responsável no Brasil, desde 2010, pela campanha “Ponto Final na Violência contra as Mulheres e Meninas”, juntamente com a Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG) e Coletivo Feminino Plural. Dentre os objetivos da iniciativa está a mudança de atitudes e crenças sociais relacionadas à discriminação, desigualdades e inequidades de gênero que promovem a violência contra as mulheres.
A campanha criada e produzida pela Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH) e o Instituto Magna Mater (IMM), “Quem Ama Abraça”, veiculada em 2011, também será uma das homenageadas. O foco da campanha era dar visibilidade à questão da violência contra a mulher e demonstrar como o seu enfrentamento é fundamental para a construção de uma cultura de paz na sociedade.
O ministro Padilha também prestou uma homenagem para a servidora mais antiga do Ministério da Saúde, Emília Maria Domingues, e ainda felicitou todas as mulheres que trabalham no Ministério e no Sistema Único de Saúde.
Ilana Paiva, com informações da Agência Saúde
Assinar:
Postagens (Atom)
Encontro no Arsenal de Guerra/Caju

Articulação de rede local
Páginas
Passeio ao CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil)

Lazer é também proporcionar qualidade de vida!!
A missa no HEAN

Parceria com PSF Caju